O Laboratório de Dança (LAB) é um projecto de experimentação e criação artística na área da dança contemporânea. Aberto à participação da comunidade, o projecto tem acolhido em Torres Vedras vários criadores de renome, tais como: Tânia Carvalho, Lander Patrick & Jonas Lopes, Marco da Silva Ferreira, Clara Andermatt ou Joana Castro.
LABORATÓRIO DE DANÇA, UM PROJECTO PARA E COM A COMUNIDADE
Espaço de experimentação e de criação artística, o Laboratório de Dança é produzido anualmente pela Associação ESTUFA em estreita parceria com o Teatro-Cine de Torres Vedras com o objectivo de promover e divulgar a dança contemporânea.
O 1º Laboratório de Dança culminou em Junho de 2011 com a apresentação pública do espectáculo "Pedaços", um trabalho artístico comunitário produzido pela ESTUFA e dirigido por Marta Lobato.
O trabalho apresentado em 2012 no âmbito do 2º Laboratório de Dança intitulado "Entre o Desejo e o Possível", teve como base uma criação de Eliana Campos, Gonçalo Lobato e Marta Lobato em colaboração com os intérpretes, na sua maioria alunos da escola de dança Movimento, sem qualquer experiência prévia na área da dança ou no acto de pisar um palco.
Para o 3º Laboratório de Dança (LAB3) em 2013 a coreógrafa convidada foi Tânia Carvalho que trabalhou num formato de residência artística aberto a todos os cidadãos que com ela quiseram trabalhar na co-criação do espetáculo "Coral".
No 4º Laboratório de Dança (LAB4) em 2014 ESTUFA convidou o coreógrafo Lander Patrick que, em parceria com o coreógrafo Jonas Lopes, trabalhou com base no mesmo formato de residência artística em co-criação com a comunidade, do qual resultou o espetáculo "Caruma".
Em 2015, no âmbito do 5º Laboratório de Dança (LAB5), tivemos encontro marcado com o bailarino e coreógrafo Marco da Silva Ferreira. Foram desenvolvidas várias iniciativas em maio (1º e 2º momento do LAB5) que culminaram, depois de duas semanas e meia de residência artística intensivas em julho, no espetáculo b r u t o que estreou a 25 de Julho no Teatro-Cine de Torres Vedras.
Marina Nabais foi a coreógrafa que dirigiu a 6ª edição do LAB. A partir do tema "Linhas" os participantes puderam explorar padrões de improvisação, materializáveis e perceptíveis através do próprio objecto linha. Com base nesta prática, cruzando e cosendo ferramentas, apresentaram em palco uma improvisação estruturada sob a forma de espetáculo, estreado a 17 de Setembro de 2016 no Teatro-Cine de Torres Vedras.
O 7º Laboratório de Dança, contou a direção artística da coreógrafa Clara Andermatt, em colaboração com o compositor e musicólogo Jonas Runa. O trabalho desenvolvido ao longo de 3 semanas baseou-se nas pesquisas colectivas realizadas em torno da poesia concreta e do ritmo, tendo culminado num espectáculo intitulado rrrRRRRRRRRRRRRR, estreado a 7 de Outubro de 2017 no Teatro-Cine de Torres Vedras.
Em 2018 realizámos o 8º LAB tendo sido Joana Castro a coreógrafa responsável pela direcção artística. A peça "Maremoto", apresentada no Teatro-Cine de Torres Vedras a 16 de Setembro de 2018, foi o resultado de 3 semanas de residência artística e de uma proposta de criação de uma comunidade temporária em busca da liberdade e da justiça através do movimento e do conhecimento. Em torno da ideia de revolução, de resistência e de movimentos sociais, a coreógrafa propôs um olhar sobre os diversos mundos individuais e colectivos, sobre fronteiras e territórios, erguendo um espaço de criação onde cada voz se fez ouvir e onde cada corpo se moveu.
Victor Hugo Pontes foi o coreógrafo convidado para dirigir a 9ª edição do LAB . O trabalho desenvolvido ao longo da residência artística deu origem a um espetáculo criado a partir das memórias e dos amores de verão dos intérpretes, e apresentado nos dias 14 e 15 de Setembro, no Teatro-Cine de Torres Vedras.
Em baixo há o link para o documentário de retrospectiva do projeto LAB:
https://www.youtube.com/watch?v=OAC97ac2fM0&t=4s