GAFA - Grupo de Fotografia de Alcobaça

Alcobaça
Artes Plásticas

O GAFA – Grupo de Fotografia de Alcobaça, é um grupo de fotógrafos que tem como objectivo a dinamização e divulgação da fotografia e, com uma nova liderança desde o passado dia 22 de Junho, aposta em novos focos de actuação. O GAFA tem agora uma liderança constituída por António Guerra, Bruno Januário, João Oliva Monteiro, Micael Campos e Pedro Calçada, que juntaram em seu redor um grupo de apoio que integra elementos de várias freguesias do Concelho e com idades e ideias muito diversificadas.

O Grupo adopta agora uma série de princípios que quer ver respeitados por todos os que o integram: ambição, ética, agenda própria e ausência de projectos pessoais.

Temos a ambição de alargar o âmbito e área da nossa actuação, não nos cingindo limitando a Alcobaça; pelo contrário, com o nosso trabalho queremos levar o nome de Alcobaça até onde conseguirmos, criando as nossas próprias oportunidades, em vez de nos limitarmos às que possam surgir.

Queremos ser reconhecidos pelos nossos princípios e valores éticos. Estamos disponíveis para colaborar com outros projectos e jamais entraremos em concorrência com outras iniciativas, a não ser que tal seja benéfico para ambos (complementaridade).

Construiremos a nossa própria agenda, com o que ambicionamos e com o que aprendemos com os outros, mas sem mimetismos ou repetições do que vemos fazer. Queremos trilhar o nosso próprio caminho.

Não daremos corpo a projectos pessoais, a não ser os que se integrarem na missão de divulgar o trabalho dos Fotógrafos.

Com estes princípios, acreditamos que vamos conseguir fortalecer a comunidade fotográfica regional, a quem queremos oferecer boas iniciativas e de quem contamos com o apoio, adesão e sugestões para novas iniciativas, numa abertura que contribua para a satisfação de todos.

Procuramos ser cada vez mais exigentes, connosco próprios e com os que pretendam apresentar os seus trabalhos, através do estabelecimento de regras e critérios que permitam a melhore evolução de quem começa e a melhor partilha dos consagrados.

Temos como grande objectivo, a curto-médio prazo, criar a GAFAcademy, iniciativa diferenciadora que nos deverá colocar como um dos Grupos de referência da fotografia nacional.

Contactos

Outras informações

António Guerra - 927 549 860

Bruno Januário - 926 513 426

Micael Campos - 917 827 885

Pedro Calçada - 968 528 423