Grupo Folclórico Cantares S. Tiago

Ansião
Etnografia/ Folclore Música
No inicio do ano de 1985 o Grupo Folclórico Cantares de S. Tiago dava os primeiros passos. Nascia como actividade especifica no seio de uma associação de âmbito mais vasto recentemente constituída: o Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda. É por isso uma secção da referida colectividade.
 
Explicar o aparecimento deste grupo num contexto sócio-cultural, temporal  e geográfico  determinado ( anos 80 e uma zona rural fortemente deprimida mas simultaneamente  marcada por alterações profundas dos padrões de vida e cultura essencialmente como  resultado de um elevadíssimo índice de emigração) não seria tarefa para estas curtas, linhas. Dir-se-à, a talho de foice, que a freguesia de Santiago da Guarda, do concelho de Ansião, é simultaneamente a maior  e a mais populosa deste concelho (quase 25% quer em área quer em população) e também a mais carenciada (menos infra-estruturas, menos emprego, menos produto, menos alfabetização menos vida associativa).
 
Esta associação surgia assim a preencher um espaço vazio, tendo como objectivos a promoção cultural, recreativa e desportiva e acção social. Nestes múltiplos domínios, e tendo em conta a dinâmica da evolução dos padrões de vida e cultura acima referenciados cabia, como lugar de destaque, a indispensável acção de recolha, preservação e amostragem do património etnográfico, em particular da música dança e trajes tradicionais da região, com testemunhos privilegiados duma cultura secular em risco de rápido desaparecimento.

Contactos