Materiais Diversos

Alcanena
Eventos

A Materiais Diversos é uma associação cultural sem fins lucrativos, criada em 2003, com a missão de promover a investigação e a criação artísticas, assim como sensibilizar diferentes públicos para as artes performativas, em especial a dança.

Esta missão concretiza-se através do apoio a diversos artistas e projectos, do Festival Materiais Diversos e de um Programa de Desenvolvimento de Públicos, nos municípios de Alcanena e do Cartaxo. 

A Materiais Diversos é reconhecida, nacional e internacionalmente, pelo seu papel no apoio à criação e difusão de artistas, em particular do coreógrafo Tiago Guedes, co-fundador da associação e seu primeiro director artístico.

Desde 2009, o Festival Materiais Diversos obteve protagonismo na actividade da estrutura, reforçando o seu papel enquanto plataforma para criadores portugueses e tornando-a também uma das pioneiras, em Portugal, do movimento de valorização e desenvolvimento cultural fora dos grandes centros.

Aproximando-se dos 10 anos do festival, a Materiais Diversos redesenhou o seu projecto, procurando articular os seus vários eixos e territórios de actuação e envolver diferentes actores — artistas, produtores, programadores, públicos e organizações — em torno de objectivos e acções comuns. Coabitar, colaborar, partilhar e co-criar são os gestos que norteiam este novo ciclo e sustentam um programa artístico que dialoga com outras dimensões da vida humana e da contemporaneidade.

A Materiais Diversos é uma estrutura profissional independente financiada pelo Ministério da Cultura/ Direcção-Geral das Artes. Integra a REDE – Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea, o projecto de cooperação internacional MORE THAN THIS (2018-2020) e a rede informal BeMyGuest - Network for Emerging Practices.

Em 2017 e 2019, o Festival Materiais Diversos recebeu o selo EFFE da European Festivals Association / Comissão Europeia, como reconhecimento da sua qualidade artística e pertinência.

Morada

Calçada Marquês de Abrantes, 99

1200-718 Lisboa