Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição

Alenquer
Museus

Considerada a indiscutivel importancia deste filho de Alenquer, Damiao de Góis, no mundo, em Portugal e em particular para Alenquer, mais do que merecidamente, foi restaurada pelo Municipio de Alenquer a antiga igreja da Várzea, adquirida por si, na altura, para ai serem sepultados os seus restos mortais. Sabia foi também a decisão do Município, ha alguns anos, de adquirir o imóvel degradado para o poder recuperar e homenagear tão iluminada pessoa.

Era uma lacuna na história de Alenquer não se prestar a devida homenagem a um humanista tão brilhante que teve a possibilidade de privar com as figuras mais ilustres do seu tempo e de algúm modo poder influenciar as politicas nacionais e internacionais de então e, de ser um homem de acção, também muito famoso, como cronista, historiador e compositor.

Não seria justo, nao podermos partilhar com o mundo, em Alenquer, a história, as estórias de Damião de Góis e a sua tão preenchida vida entre a cultura, as artes e a política.

Damião de Góis, viveu tempos dificeis, numa época (Séc. XVI) em que o Mundo, a Europa e Portugal estavam em convulsão, nomeadamente e no que diz respeito, a ordem pré-estabelecida pela igreja de Roma, mas colocada em causa por Martinho Lutero, Henrique VIII, Calvino e pelos Turcos.

É, também, no seu tempo que a Inquisição Portuguesa conhece procedimentos diferentes para com aqueles que eram denunciados, reconhecidos hereges ou culpados de crimes contra a moral vigente e presos. Em 1571, Damião de Góis é denunciado e preso pela Inquisição sendo posteriormente condenado como herege, luterano, pertinaz e negativo. Acaba por morrer em 1574 em circunstâncias pouco esclarecedoras.

Em 2017, inaugura-se o Museu Damião de Góis e as Vitimas da Inquisição, espaço de memória relacionado com este grande humanista, com a Judiaria de Alenquer e com as vitimas da Inquisição, incluindo os judeus ou cristãos-novos. A sua criação enquadra-se no projeto ”Rotas de Sefarad: valorização da identidade judaica portuguesa no diálogo interculturas” promovido pela Rede de Judiarias de Portugal, com o apoio do Estado Português, através da Direção Regional de Cultura do Centro e do Governo da Noruega, via mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants. Neste espaço, podemos encontrar, para além do carneiro (aberto) da sepultura de Damião de Góis, exposição consagrada a sua vida e obra, com particular destaque a sua condição de vítima da inquisição.

Com esta obra para além de fazer jus ao ilustre humanista alenquerense, o Município devolveu o imóvel requalificado ao mundo e aos habitantes desta vila e de todo o concelho, mais particularmente.

Convidamo-los a explorar este magnifico espaço.

Espero que gostem!

Contactos

Morada

Calçada Damião de Gois, 11/13

2580-296 Alenquer

GPS: Lat: 39.057377 N Long: -9.006674

 

Outras informações

Espaço de memória humanista muito próximo às muralhas do castelo da vila, fortaleza medieval que encerra na sua malha urbana restos de uma Judiaria e da sua História.

Damião de Góis é condenado pela defesa que promoveu as estas minorias étnicas e religiosas que foram vítimas do processo da Inquisição, a partir de 1536 do Século XVI.

Uma História que se confunde e se mistura com o Homem e a sua obra.

Através de uma mesa digital e de painéis expositivos, o museu dá a conhecer como era a vila de Alenquer no século XVI, a vida e obra de Damião de Góis e a sua relação com a sua época e com a Inquisição, a comunidade judaica e as manifestações da Inquisição na vila.

Nos primeiros dois anos, o Museu foi visitado por mais de 20 mil turistas, sobretudo oriundos da Bélgica, Espanha, Holanda, França e Alemanha, países pelos quais Damião de Góis passou e contactou com humanistas seus contemporâneos.

O projeto, orçado em 520 mil euros e integrado nas Rotas de Sefarad - Valorização da Identidade Judaica Portuguesa, foi financiado em 85% pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, no âmbito do Espaço Económico Europeu Grants.

Informação complementar:

https://www.tripadvisor.pt/Attraction_Review-g2067688-d13953752-Reviews-Museu_Damiao_de_Gois_e_das_Vitimas_da_Inquisicao-Alenquer_Lisbon_District_Centr.html#REVIEWS

https://globalnews.pt/especiais/arquitetura-em-filme-museu-de-damiao-de-gois-e-das-vitimas-da-inquisicao/

https://espacodearquitetura.com/projetos/museu-damiao-de-gois-e-as-vitimas-da-inquisicao/

https://www.pathsoffaith.com/pt-pt/jewish-legacy/museu-damiao-de-gois-e-das-vitimas-da-inquisicao-alenquer

http://www.spaceworkers.pt/pt/

https://www.google.com/maps/place/Museu+Damião+de+Góis+e+das+Vítimas+da+Inquisição/@39.0512358,-9.007948,15.2z/data=!4m5!3m4!1s0xd18da022e6fd01b:0x2ae3fb539e6feb4d!8m2!3d39.057564!4d-9.0067979

https://www.youtube.com/watch?v=m2PBo5m5EJk