O Museu Dr. Joaquim Manso localiza-se na Nazaré, vila portuguesa à beira-mar, conhecida pelas suas tradições piscatórias e etnográficas e pela beleza da sua paisagem.
Este é um Museu sobre a Nazaré e a sua relação com o Mar, que “todos os portugueses transportam no coração” (Artur Pastor, 1958). Visa representar a identificação histórico-cultural da região desde a Pré-História até à atualidade, com incidência na cultura do mar.
Os testemunhos milenares da presença humana nesta costa, a história da vila e o culto de Nossa Senhora da Nazaré, as embarcações e as artes de pesca, o trabalho e a festa e os seus trajes tradicionais, são temas que compõem o percurso expositivo incidente na identidade da região e na sua íntima relação com o mar.
Aberto ao público em 1976, encontra-se instalado na antiga casa de férias do Dr. Joaquim Manso (1878-1956), escritor e jornalista fundador do “Diário de Lisboa” – uma moradia de princípios do século XX localizada no Sítio da Nazaré, um dos núcleos populacionais mais antigos desta vila.
Na sua proximidade, ficam o majestoso Promontório sobranceiro ao mar e o conjunto monumental religioso da Ermida da Memória e Santuário de Nossa Senhora da Nazaré.
O Museu Dr. Joaquim Manso é tutelado pela Direção-Regional de Cultura do Centro / Ministério da Cultura.