Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos

Figueiró dos Vinhos
Museus

Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos

O Museu e Centro de Artes (MCA) foi inaugurado no dia 24 de Julho de 2013, por ocasião do feriado municipal que se celebra no dia de São João.

Tendo em consideração a missão e vocação do MCA, muito associadas à herança artística deixada pelos pintores José Malhoa (1855-1933) e Henrique Pinto (1853– 1912) e pelos escultores Simões de Almeida Tio (1844–1926) e Simões de Almeida Sobrinho (1880–1950), este espaço tem apresentado um programa expositivo cuja temática incide sobre a pintura e a escultura naturalista, em particular em torno da obra destes artistas.

Mais recentemente, têm sido apresentadas exposições que abordam também, num sentido mais amplo, a temática do Grupo do Leão e a obra do fotógrafo Emílio Biel (1838–1915) e do pintor Sousa Lopes (1879-1944).

O Município de Figueiró dos Vinhos tem contado, no âmbito da organização destas exposições, com a inestimável colaboração de vários museus nacionais, dos quais destacamos o Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, a Casa-Museu Anastácio Gonçalves, o Museu José Malhoa, o Museu Nacional Soares dos Reis, o Museu Nacional Grão Vasco, o Museu da Guarda, a Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça, o Museu Nacional do Traje, e mais recentemente com o NOVO BANCO Cultura, através da cedência da obra “Cuidados de Amor” de José Malhoa, atualmente em depósito no MCA.

"Casulo" de José Malhoa 

O MCA funciona em estreita articulação com o “Casulo” de Malhoa

O “Casulo” de José Malhoa, localizado muito perto do MCA, é a casa que este pintor construiu em Figueiró dos Vinhos e onde faleceu em 26 de outubro de 1933. Encontra-se classificado enquanto Imóvel de Valor Cultural e Interesse Concelhio, desde 1982.

A casa funciona em articulação com o MCA e apresenta atualmente uma exposição alusiva a José Malhoa, Henrique Pinto, José Simões de Almeida Tio e José Simões de Almeida Sobrinho.

O “Casulo” integra e funciona como ponto de partida do percurso turístico-cultural denominado “Uma Volta à Vila, À volta dos Quatro Artistas” que percorre o Centro Histórico da vila e incide sobre a vida e a obra destes quatro artistas.

Museu do Xadrez 

O Museu do Xadrez (MX), está instalado no piso térreo do “Casulo”. O MX foi inaugurado no dia 26 de Julho de 2013, por ocasião das festividades associadas à Feira de São Pantaleão e apresenta uma exposição permanente renovável composta por um conjunto de bens culturais associados ao xadrez, que foram doados ou cedidos por empréstimo ao Município de Figueiró dos Vinhos.

Posto de Turismo

O Posto de Turismo encontra-se a funcionar, desde o Verão de 2016, no piso 1 do Museu e Centro de Artes.

É um espaço moderno onde o turista poderá encontrar toda a informação necessária para descobrir o Concelho de Figueiró dos Vinhos. 
A sua localização, aleada à informação fornecida, às características do espaço e à oferta diversificada de serviços, fazem do Posto de Turismo, uma montra turística do concelho. 
Tem ainda à disposição as mais diversas obras sobre a história do Concelho ou escritas por filhos do concelho, assim como diverso material promocional.

 

 

 

Morada

Av. José Malhoa
3260-402 Figueiró dos Vinhos

Outras informações

Contactos do Posto de Turismo
Email: turismo@cm-figueirodosvinhos.pt
Telefone: 236 552 178

Horário de Funcionamento (comum a Museu e Centro de Artes, "Casulo", Museu do Xadrez e Posto de Turismo)
Inverno: Aberto todos os dias das 9h00 às 17h00, com intervalo de almoço entre as 13h00 e as 14h00
Verão: Aberto todos os dias das 9h00 às 18h00