O Museu Etnográfico do Freixial é um espaço que oferece aos visitantes o contacto com o mundo ligado à agricultura e às atividades tradicionais, através da reconstituição de uma habitação rural, do final do século XIX.
A exposição temática, resultante do vasto espólio recolhido pelo Rancho Folclórico do Freixial ao longo da sua existência, revive o dia-a-dia das gentes que sobreviveram numa economia de subsistência, em tempos difíceis, onde o ofício do carpinteiro era tão importante como o do ferreiro, do serrador, do pedreiro ou da tecedeira.
A casa assume-se, assim, como um museu vivo, onde se desvendam os mistérios da história de um povo e se perpetua a sua memória e identidade cultural.
Esta instituição museológica foi idealizada para servir a comunidade, num importante papel sócio-pedagógico, que se traduz na promoção e realização de exposições temporárias; de quadros rurais dinâmicos recriando episódios do passado local; de oficinas de trabalho de artesanato regional e de pintura; de visitas orientadas com fichas pedagógicas e outros programas educativos.