Museu João Mário

Alenquer
Museus

 

Inaugurado em 1992, tem expostas cerca de 800 obras da autoria do pintor e de artistas seus amigos nacionais e estrangeiros.

O Museu dispõe de cinco alas

O meu percurso que reúne os primeiros desenhos, trabalhos e quadros a óleo do pintor; “João Mário Hoje apresenta quadros da autoria do pintor, todos já com a técnica e grafia atual, bem como uma escultura da autoria de Salvador Dali; “Artistas Meus Amigos” tem expostas obras de artistas como Silva Porto, José Malhoa, Veloso Salgado, Ortiz Alfau, Vicente Romero, Helena Abreu entre outros pintores de arte figurativa; “Artistas em Alenquer“ é um espaço reservado a todos os artistas (iniciados e/ou amadores) residentes no concelho ou a ele ligados; João Mário na Europa exibe apenas telas pintadas pelo próprio por altura das suas visitas pela Europa.

A "Sala da Memória" concentra objetos pessoais, fotografias e outras peças.

O auditório do museu recebe colóquios das mais diversas áreas no primeiro domingo de cada mês. Cada Encontro Numa Tarde de Domingo promove a discussão dos temas apresentados pelos palestrantes convidados, constituindo um espaço de intervenção cultural. Estes colóquios são divulgados na agenda de eventos.

O Museu recebe também exposições temporárias de outros pintores.

O PINTOR

João Mário Ayres d`Oliveira nasceu em Lisboa em 1932, sendo Alenquer desde sempre, local de residência e trabalho. Frequentou os cursos de pintura e desenho da Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), sob a orientação dos mestres Albertino Guimarães e Domingos Rebelo. Recebeu também lições de pintura do mestre Álvaro Duarte de Almeida.

Expõe, pela primeira vez, em 1954, num salão coletivo da SNBA, em Lisboa, sendo a totalidade dos seus quadros em exibição adquirida por um colecionador inglês. Em viagem pela Europa em 1965 pintou telas nos países visitados, vendidos na totalidade numa exposição em Lisboa.

Em 1970 expôs 50 paisagens na SNBA, sendo adquiridas todas elas, acontecendo o mesmo em Alenquer, Leiria e Porto em 1986.

Expôs individualmente em Madrid em 1990. No ano seguinte apresentou, na Galeria Euroarte, uma exposição a que chamou “Homenagem a Lisboa”.

Foi distinguido em 1993 com a medalha de mérito no grau ouro pela Câmara Municipal de Alenquer.

Em 2001, a SNBA atribui-lha sua medalha de prata e a Associação Centro Histórico de Florença, na Itália, o “Oscar della cultura”.

 

 

 

Contactos

E-mail: museu.jmario@cm-alenquer.pt

Morada

Tv. de São Benedito 3, 2580-301 Alenquer;

museu.jmario@cm-alenquer.pt