Rancho Folclórico dos Soutos - Caranguejeira

Leiria
Artesanato / Craft Dança Educação Encontros Eventos Etnografia/ Folclore Museus Música Património Associação

Historial - Rancho Folclórico dos Soutos – Caranguejeira

O Rancho Folclórico dos Soutos – Caranguejeira é um marco relevante na história da vila da Caranguejeira. Tentando marcar uma posição ativa no mundo do folclore, o seu objectivo é recolher e preservar viva a memória das tradições passando o testemunho aos seus descendentes.

Desde os meados do século XX que o Rancho Folclórico dos Soutos constrói um percurso no meio folclórico filiando-se na Federação de Folclore Português, na Associação de Folclore da Região de Leiria-Alta Estremadura e no Inatel.

Com base na recolha detalhada das tradições da região da vila da caranguejeira, este grupo apresenta trajos diversos, desde o lavrador – abastado e pobre – até à figura dos noivos, passando pela representação de feirantes, de romaria, entre outros, tendo sempre o cuidado na preservação fidedigna dos costumes do nosso povo.

Organiza anualmente o Convívio com as Tradições onde demonstra as tradições das diversas regiões do nosso país e o festival de folclore internacional: FFICA - Festival do Folclore Internacional da Caranguejeira e conta sempre com grupos de renome tanto nacionais como internacionais. O festival é composto por uma apresentação de uma tradição típica da sua região e das atuações folclóricas. Com este evento, procura alertar o público para o conhecimento e necessidade de preservação do património imaterial para as gerações vindouras.

Modas como o Bailarico, a Ciranda,… são demonstrativas das modas de roda dançadas pelos seus antepassados em ajuntamentos típicos da época, sendo em arraiais ou simplesmente numa escamisada. Nas suas modas têm o cuidado de apresentar situações típicas do inicio do séc. XX nomeadamente o namoro, o trabalho, as romarias,…demonstrando assim ao povo actual as vivências, crenças, costumes dos seus antepassados.

“Recordar o passado para viver melhor o futuro.”

Esta mensagem está plasmada no colorido dos trajes, na leveza das danças, nos utensílios da casa, do campo e dos ofícios ou profissões daquele tempo. As suas canções e bailados exprimem as situações de alegria, no trabalho, no campo, no casamento e nas festas, situações de tristeza pela partida, em rancho, para a safra da azeitona, pela fome, pobreza, guerra, emigração e amor não correspondido.

Assim sendo, o Rancho Folclórico dos Soutos – Caranguejeira compromete-se a continuar a reviver o passado para progredir no futuro.

DADOS:

Rancho Folclórico dos Soutos – Caranguejeira

Rua da Pedreira n.º 47, Tubaral, 2420-164 Caranguejeira – Leiria – Portugal

Contatos: 913 071 256 – 967 332 280 – 917 929 375 – 916 815 234

Endereços Eletrónicos: ranchosoutos@gmail.com | ranchosoutos@sapo.pt

Facebook: Rancho Soutos | Rancho F. Soutos Caranguejeira

Blog: http://ranchosoutos.blogs.sapo.pt

 

 

Contactos

Morada

Rua da Pedreira, nº47 Tubaral 2420-164 Caranguejeira

Outras informações

Oriana Cristóvão (Presidente de Direção) 913 071 256;

ranchosoutos@gmail.com

https://ranchosoutos.blogs.sapo.pt/