Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros, foi fundado em 22 de Maio de 1987, filiado na Federação do Folclore Português em 11 de Dezembro de 1989 e é sócio fundador da Associação Folclórica da Região de Leiria - Alta Estremadura, sendo parte integrante da secção cultural do Centro Cultural Recreativo e Desportivo do Arrimal.
Tem a sua sede em Arrimal, freguesia essencialmente agrícola, inserida na Serra dos Candeeiros, na parte ocidental e marcadamente rural do concelho de Porto de Mós. Representa a região etnográfica da Alta Estremadura.
Graças à iniciativa de um grupo de jovens, Arrimal viu o seu Rancho Folclórico surgir para que as tradições dos seus antepassados não se perdessem no tempo e ficassem a perpetuar pela vida fora. Assim, fizeram uma rigorosa recolha dos seus usos e costumes, das músicas e danças, dos trajes e bem assim da etnografia da sua comunidade cultural de antigamente, respeitando o seu valor socio-cultural que querem preservar e legar aos seus descendentes para todo o sempre. Dentro deste espírito comunitário deram o nome ao grupo referindo-se à “Luz” dos jovens e “Candeeiros” como homenagem à serra onde o Arrimal está inserido.
No logótipo do grupo estão expressos uma lamparina (típica da época que se propõem representar), simbolizando a Luz na Serra dos Candeeiros, o Arco da Memória (ex-libris histórico do Arrimal) e um moinho de vento, edificação da economia local muito abundante na Serra dos Candeeiros sendo uma das fontes primordiais de sustento familiar até meados do século XX.
O Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros faz a sua representação no limite temporal de 1900 a 1940.
Dado o isolamento geográfico da localidade serrana as práticas rurais e as diversas tradições foram sendo perpetuadas e herdadas sem grandes alterações ou influências num maior espaço de tempo, chegando muitas aos nossos dias. Por outro lado, a proximidade com a actual região do ribatejo e com a ida dos ranchos de pessoas para os trabalhos sazonais naquela região recebeu destes bastantes influências e podendo verificar-se em algumas das modas, na forma elegante do dançar e agarrar o par.
Pretende assim o “LUZ DOS CANDEEIROS” levar de terra em terra as recordações dos seus antepassados, mantendo-as vivas e respeitando-as incondicionalmente em todos os aspectos.
Tem participado nos mais conceituados Festivais Nacionais e Internacionais de norte a sul do País, Açores (COFIT), Madeira e Porto Santo, no estrangeiro em Espanha, França, Itália e Menorca, sendo alguns deles no âmbito do CIOFF.