Rancho Folclórico Os Camponeses de Riachos

Torres Novas
Dança

O Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos foi fundado a 14 de Janeiro de 1958.

As recolhas de traje, canto e danças foram feitas a partir do verão daquele ano, tendo sido apresentadas oficialmente na Feira do Ribatejo, em Santarém, no dia 2 de Junho de 1959.

Com estas recolhas prova-se que o folclore de Riachos é bastante rico e variado devido à sua localização geográfica, pois fica na zona de transição da Lezíria, a que chamamos de campo, para o Bairro, com a charneca e o espargal. Aquela a sul da povoação, entrando pelas margens do rio Almonda até ao Tejo. A outra a norte, passando por todo o concelho de Torres Novas, zona de pequenas montanhas até à Serra d’ Aire.

Os trajes são cópias fiéis dos usados pelos seus antepassados, nos finais do Século XIX e princípios do Século XX, apresentando em cada espetáculo trajes domingueiros, trajes de trabalho e ainda trajes de trabalho e de festa do campino.

Para além do trabalho de recolhas que tem valorizado muito o seu património, o Rancho Folclórico de Riachos tem divulgado a Cultura Popular da sua Região, através de festas e romarias, festivais Nacionais e Internacionais de Folclore de Norte a Sul de Portugal, incluindo a Ilha da Madeira.

No estrangeiro, desde o ano de 1964, participou em Festivais Internacionais de Folclore nos seguintes países: Alemanha, Bélgica, Cabo Verde, Espanha, EUA, França, Hong-Kong, Inglaterra, Irlanda, Itália, Jugoslávia, Luxemburgo, Macau, Malta, Noruega, Suécia e Suíça.

 

Telma Mendes Pereira e Paulo Pereira

Morada

Casa do Povo de Riachos

2350-325 Riachos