Gentes e Lugares

Essência das Gentes & Lugares captada por jovens e crianças

O projeto Gentes e Lugares, integrado no programa de Educação da Rede Cultura 2027, desenhou o retrato de 26 municípios, mesmo em tempos de confinamento.

O concurso arrancou em março e desafiou alunos dos 3 aos 18 anos, de todos os concelhos da Rede Cultura 2027, a divulgarem pessoas e lugares que marcam o território dos 26, com recurso ao telemóvel. As aulas online não desmotivaram os concorrentes e com o apoio dos professores participaram 77 turmas de 47 escolas, apresentando centena e meia de filmes a concurso. Os premiados foram conhecidos no Dia da Criança, dia 1 de junho, após seleção do júri presidido pelo cineasta leiriense Pedro Neves e do público que, em cada categoria, selecionou também o seu filme favorito. 

Que gentes somos e que lugares temos? Centenas de alunos do pré-escolar ao ensino secundário de 47 escolas do vasto e diverso território da Rede Cultura 2027 fizeram questão de nos dar, em vídeo, surpreendentes respostas a estas perguntas, que todos há muito fazemos.  Num ecrã perto de si, à distância de um clique, faça como a eterna Alice, atravesse o espelho e descubra-se a si e aos outros aqui. 

 

 

 

Clique no mapa e descubra os vídeos