Rede Cultura 2027 Leiria

Congresso da Rede Cultura 2027
O Futuro da Nossa Cidade
Artes e cultura: os impactes da crise pandémica; e depois?
Próximo Passo

“Constitui-se uma Rede de criação, conhecimento e disseminação artística e cultural, tão inédita quanto ambiciosa. ... O seu valor está associado ao sentido da própria vida”

João Bonifácio Serra
Presidente do Conselho Estratégico da REDE CULTURA 2027

Rede Cultura 2027

No dia 22 de Fevereiro de 2019 foi assinado no Museu de Leiria um manifesto por todos os municípios que integram a REDE CULTURA 2027. Esse manifesto assume a vontade de 26 vilas e cidades se constituirem numa Rede que promova a partilha de criações e recursos artísticos e culturais no território que abrangem.

Área
1365
Eventos
26
Municípios envolvidos
566
Embaixadores Rede cultura 2027
1393
Agentes Culturais

Congresso O Futuro da Nossa Cidade

Um Congresso em contínuo: de 9 de Maio a 24 de Outubro

CONGRESSO DA REDE CULTURA 2027: um território concreto e as aspirações da sua comunidade. Um processo participativo, onde a voz principal é dada aos cidadãos, aos atores do território, aos operadores do futuro, convidados a projectar o que querem para o seu território. Experiências culturais live do Atlântico à Serra, especialistas e investigadores convidados em diálogo com as comunidades. 

O Congresso subdivide-se em seis temas agregadores, sobre os quais se produzirá reflexão, e que podem guiar a construção do futuro da nossa cidade: a história e o património que marcam o território; a hospitalidade e a capacidade de atrair e integrar quem vem de fora; o espaço público como espaço de encontro, participação e cidadania; as estruturas de criação e transmissão, incluindo as plataformas digitais; a reflexão que envolve filosofia, ciência e arte; a relação entre as diferentes gerações, nomeadamente crianças e jovens, e a criação artística e cultural.

dois ciclos distintos para pensar as temáticas propostas:
- Congresso aos Sábados, facilitado pelos seis grupos relatores e transmitido a partir de diferentes lugares do território da Rede Cultura 2027;
- Congresso às Quartas, para reflectir mais especificamente sobre as actuais problemáticas da cultura, os impactes e a recuperação da crise pandémica nas artes e na cultura. Para este último ciclo, o Congresso articular-se-á com a iniciativa Próximo Passo, que procura recolher contributos voluntários junto da comunidade aqui.

O Congresso terminará nos dias 23 e 24 de outubro, com a apresentação das conclusões dos seis eixos de trabalho, comunicações de convidados internacionais e espectáculos de agentes culturais do nosso território.

Alguns dos nomes já confirmados para este Congresso são: Alexandre Quintanilha, François Matarasso, José Tolentino Mendonça e Kepa Korta. Fique atento ao nosso site, onde será divulgada toda a programação.

  1. Abertura do Congresso
    no dia da Europa
    Leiria · 9 de Maio de 2020 · 11:00
    Ver Streaming ›
  2. O Poeta na Praça
    Rodrigues Lobo e a Sustentabilidade do Planeta
    Leiria · 22 de Maio de 2020 · 21:00
    Ver Streaming ›
  3. Marcadores Históricos
    Congresso aos Sábados
    Batalha · 30 de Maio de 2020 · 15:00

Os olhos que traem o nosso secreto desejo de sermos surpreendidos. Olhares que contam dos nossos espantos.

Ouvir, porque "o som penetra mais fundo na alma humana", porque nos organizou muito antes de o organizarmos a ele.

Urge tocar de novo, sem wi-fi, sem medos, sem preconceitos e sem teclados.

Precisamos de uma gastronomia de palavras e ideias, saborear em contraponto iguarias da terra, do mar, dos céus e do amor.

É pelos aromas que nos atraímos e escolhemos, é pelo perfume que se multiplica o mundo.

  • Olhar
  • Ouvir
  • Tocar
  • Provar
  • Cheirar
Torne-se Embaixador

Interessam-lhe experiências novas? Quer encontrar-se com pessoas diferentes e conhecer o que fazem e pensam? Gosta de música ou qualquer outra das artes? Este é um espaço para si. Inscreva-se como embaixador da REDE CULTURA 2027 e será parte de um projeto novo e transformador. Sendo embaixador poderá colecionar créditos, e com eles ter privilégios nas atividades de mais de 1000 agentes culturais.

Ganhar boleias e bilhetes grátis, refeições e a possibilidade de trabalhar em palco com os artistas que mais admira. Por agora basta inscrever-se aqui com a sua foto.