Aberta a convocatória para projetos no âmbito da Rede Cultura 2027
24 de Janeiro de 2020

O Município de Leiria acaba de lançar a primeira convocatória para projetos culturais no âmbito da Candidatura a ECoC, European Capital of Culture. Publicado no Diário de República no passado dia 13 de Janeiro, e com abertura hoje, dia 24, este novo regulamento municipal procura estimular os projetos de co-criação e co-produção em todo o território da Rede Cultura 2027. Para poderem candidatar-se, os agentes culturais de Leiria têm de propor projetos em parceria com, pelo menos, um agente cultural de um outro município do território da Rede Cultura 2027.  

O prazo para entrega de projetos é até 7 de Fevereiro, e devem inserir-se num dos 4 eixos de programação: Práticas artísticas participadas (1), Da cidade à aldeia (2), Olhares Cruzados (3) e Património Cultural Imaterial (4).

No dia 21 serão publicados os projectos seleccionados para a fase A da convocatória, que, no dia 7 de Março, farão uma partilha entre si das suas propostas. A 21 de Março terá lugar uma apresentação oral dos projetos a um Júri constituído por 5 elementos, e, no dia 25 de Março, conhecidos os projetos que serão apoiados num montante global de 100 mil euros, e terão de se realizar até final de 2020.

Todo o processo desta convocatória tem vindo a ser apresentado e reflectido com a participação dos agentes culturais de Leiria nos últimos meses, e constitui-se como o primeiro projeto concreto de criação e produção em rede. Uma rede que já existe numa aplicação móvel onde é possível conhecer a cultura feita por mais de 1300 agentes culturais.

Regulamento, formulários de candidatura e mais informações em https://www.cm-leiria.pt/pages/1106 .