A CANDIDATURA
Em 2027 Portugal vai ter uma cidade eleita como Capital Europeia da Cultura, depois de Lisboa em 1994, Porto em 2001, e Guimarães em 2012. No dia 22 de Maio de 2015 o senhor presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, anunciou a vontade de Leiria se candidatar a esse título. Posteriormente, outras cidades portuguesas têm vindo a tornar pública a mesma vontade.
O TERRITÓRIO
Leiria ouviu os seus agentes culturais, e um primeiro grupo de missão identificou uma ideia de candidatura mais ampla, mais ousada e mais fecunda. Criou-se uma REDE de 26 municípios com relações históricas entre si, todos com a vontade de eleger a Cultura como bem de primeira necessidade, e todos dispostos a partilhar as melhores sinergias. Ancorado no eixo do Instituto Politécnico de Leiria, esta rede envolve vilas e cidades das Comunidades Intermunicipais de Leiria, Oeste e Médio-Tejo.
A AGENDA
Em 2018 reunimos todos os agentes políticos e definiu-se o território. Em 2019 experimentamos os primeiros encontros de agentes culturais e identificámos caminhos possíveis. Em 2020 alargamos a REDE a toda a comunidade, lançamos os primeiros projetos e objetos artísticos a 26 e percorremos o território com um congresso que mobilizou agentes locais e nacionais, dialogando e refletindo sobre a cultura e o território. Em 2021 vamos continuar a programar em conjunto e a desenvolver projetos no terreno e iniciaremos a escrita da candidatura, que teremos de entregar no final de 2021. As candidaturas serão avaliadas por um Júri que vai selecionar uma short list entre todas as cidades candidatas. As cidades selecionadas terão mais 6 meses para desenvolver e acabar os seus projetos e, em 2022, será conhecida a cidade eleita. Este mesmo ano será para consolidar os modelos testados, durante o qual estaremos sujeitos à avaliação dos decisores. Teremos depois 4 anos até 2027, o tempo que a Comunidade Europeia oferece à cidade eleita para preparar o seu projeto.
EM MÃOS
Saber quem somos, onde estamos e o que fazemos é a prioridade que temos para construir o primeiro caminho. Temos pois esta plataforma digital a ativar-se, onde estarão presentes todos os agentes culturais do território da REDE CULTURA 2027, bem como as suas múltiplas agendas. Com esta plataforma foi ativada uma aplicação móvel que permite a todos os interessados uma verdadeira rede de criação e contactos culturais.
AS EQUIPAS
Para dar corpo a esta candidatura constituiu-se um Conselho Geral (todos os presidentes dos municípios, mais o representante do Instituto Politécnico de Leiria, do Instituto Politécnico de Tomar, da Diocese de Leiria Fátima, e do Núcleo Empresarial da Região) um Conselho Estratégico (que dá continuidade ao grupo de missão inicial e integrou outros agentes culturais do território) e um Grupo Executivo.